top of page

 Grupo Imagens Políticas 

O Grupo Imagens Políticas existe desde 2010 em Florianópolis-Santa Catarina-Brasil com encontros semanais de pesquisa sobre arte e política, abertos para a comunidade e gratuitos, no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc). As pesquisas servem de alicerce para as ações artísticas de seus integrantes. 

.

.

 Quem faz parte do grupo? 

.

O coletivo reúne artistas pesquisadores da graduação e da pós-graduação do Centro de Artes da Udesc e também da comunidade em geral. O grupo abarca pesquisas e práticas nas seguintes linguagens: carnaval, teatro, audiovisual, dança, circo, crítica, dramaturgia, literatura, artes visuais,  arte popular, arte negra, arte lgbtqi+, arte indígena, direção de arte, cenografia, figurino, cosplay, alegoria, cultura pop nerd, música, gestão e produção cultural, etc.

.

Já passaram pelo grupo mais de 50 pesquisadores/as de diversas áreas e regiões brasileiras, e também estrangeiros. Atualmente o grupo é coordenado pela Profa. Dra. Fátima Costa de Lima e pelo Prof. Dr. Stephan Baumgartel (Departamento de Artes Cênicas e Programa de Pós-Graduação em Teatro - do Ceart-Udesc). Em 2020 o grupo está registrado no diretório do CNPQ como Imagens Políticas - Poéticas Políticas na Cena Contemporânea. 

 Encontros de pesquisa abertos à comunidade 

.

Os encontros de pesquisa do grupo são abertos e ocorrem todas as quintas das 9h às 12h na Sala de Cenografia do Ceart-Udesc. Durante a pandemia os encontros estão sendo online quinzenalmente no mesmo horário. O referencial teórico das leituras tem foco nos escritos do pensador, crítico e escritor Walter Benjamin e outras pesquisas correlacionadas, sempre aberto para as sugestões das pessoas participantes. 

.

.

 Outras atividades artísticas e de pesquisa desenvolvidas 

As pesquisas realizadas no grupo servem de disparadores para as práticas de seus integrantes. Por isso além dos encontros de pesquisa, os integrantes do grupo realizam diversas atividades através do grupo como: 

  • Cine Imagens Políticas (desde 2013); 

  • Seminários Arte, Política e Universidade (desde 2013 com várias edições, sempre com um tema diferente, como na quarta edição: Imagens de luta no México Contemporâneo em 2016, etc.); 

  • 2º Simpósio Internacional Teatro Contemporâneo, Política e Sociedade na América Latina (25 a 27 de Julho de 2018), organizado por meio de cooperação entre o Grupo Imagens Políticas (Udesc); o Grupo de Estudios sobre Teatro Contemporáneo, Política y Sociedad en América Latina / Instituto de Investigaciones Gino Germani – Facultad de Ciéncias Sociales da Universidade de Buenos Aires; e a Universidade de la República Uruguay;

  • Livro Imagens Políticas: reflexões práticas e práticas reflexivas (2017, Ed. Letras Contemporâneas, FAPESC/UDESC); 

  • Atualmente o grupo prepara o seu segundo livro reunindo artigos sobre suas pesquisas práticas em arte em diálogo com as teses “Sobre o Conceito” da História de Walter Benjamin, com previsão de ser publicado em 2021 (FAPESC/UDESC).

  • Espetáculos e intervenções artísticas como: Quando todos os acidentes acontecem, A Gota Que Faltava, etc.;

  • Pesquisas acadêmicas (TCC, dissertações, teses, artigos acadêmicos ou críticos jornalísticos, comunicações);  

  • Organização de conferências como Palavra de Índio e o Silêncio que Fala com Casé Tupinambá, Tiago Tubinambá com intervenção de Lígia Marina (agosto de 2016), entre outras;

  • E outras parcerias como a Mostra Sombras que Assombram — O Expressionismo no Cinema Alemão do Sesc/SC (2015) onde os integrantes do grupo foram convidados para debater e mediar os filmes junto ao público, a participação em eventos, etc. 

lancamento_boaqualidade (1).jpg

 Acompanhe nosso Cine Imagens Políticas 

.

O Cine Imagens Políticas ocorre desde 2013 e acontece na sala de cinema da Fundação Cultural Badesc com uma seleção de filmes que coloquem em debate as questões estéticas de arte e política. As sessões são gratuitas, mensais ou bimestrais, e sempre seguidas de um debate com pessoas convidadas e mediadoras. A curadoria dos últimos anos se voltou para filmes latinoamericanos e busca sempre trazer algum filme catarinense junto, principalmente filmes que não conseguem alcançar um grande circuito de distribuição. Por muito tempo este foi o único cine-clube ativo com filmes catarinenses em programação frequente e fixa em Florianópolis-SC. 

cine_foto_edited.jpg

.

Além das sessões o Cine já organizou diversas mostras como a Mostra do Coletivo Imagens Políticas (com filmes produzidos e/ou encenados por integrantes do grupo, e performance do Grupo ETC), Mostra Imagens Indígenas (com curadoria e parceria de Juma Marruá), Mostra Imagens Quilombolas, Mostra Imagem e Alegoria, Mostra Imagens Negras e Cine (com curadoria e parceria do Coletivo NEGA), Mostra Glauber em 4 tempos (esta com curadoria e parceria de Demétrio Panarotto), Mostra Migrantes: Vidas em Movimento (com curadoria e parceria de Sansara Buriti), Mostra Imagens da Natureza (com parceria do Coletivo Geodésica Itinerante), Mostra Imagens Feministas, Mostra Imagens da Nossa História, Mostra Arte e Resistência, etc. 

Acompanhe a programação do Cine e fique à vontade para nos enviar sugestões de filmes.

.

Você também pode fazer agendamento de turmas para as sessões pelo e-mail: grupoimagenspoliticas@gmail.com

bottom of page