I SEMANA DE
PRATICAS
ALEGORICAS
CORRESPONDÊNCIAS ENTRE
TEATRO, MODA, DESIGN, MÚSICA E
ARTES VISUAIS
IMAGENS
POLÍTICAS
CONVIDA GRUPO
DE PERNAS PRO
AR
Esta ação conta com fomento do Edital Campus de Cultura – UDESC. Classificação Livre.
DE 1 A 5/DEZ
EXPOSIÇÃO VIRTUAL
CINEMA EM CASA
MOSTRA DE TRABALHOS
LIVE DE ABERTURA
A pesquisa sobre alegoria é um dos temas de interesse do Grupo Imagens Políticas desde sua criação a dez anos atrás. Ela, enigmática ruína de um tempo, é capaz de renovar-se no enfrentamento com o agora ressignificando os fragmentos nela contidos e arranjados. O estudo do Grupo sobre a força política dessa imagem é guiado principalmente pelos escritos do filósofo alemão Walter Benjamin e as práticas artísticas de seus integrantes. A Semana de Práticas Alegóricas surge então como uma iniciativa do grupo para dar continuidade à suas explorações aproximando ainda mais a teoria da prática. Sendo assim, a primeira edição do evento, inteiramente virtual, proporcionada pelo Edital Campus de Cultura, propõe um intercâmbio artístico com o Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar juntamente com alunos dos demais cursos do centro de artes para ampliar a discussão acerca da alegoria.
Em meio a um momento de destruição da ilusão de “normalidade”, muitas práticas artísticas propõem por sua vez a destruição de padrões e formas para rearranjar seus restos em coisas novas. Mas, já antes, algumas outras, atentas aos sintomas da história, já construíram a partir das ruínas do agora obras que se configuram enquanto máquinas, colagens e mosaicos. Mesmo que nem sempre denominadas como alegorias, discutir obras que apresentam essas características proporciona a exposição metodológica dessas imagens, sempre importante na prática artística e na pesquisa em artes.
Com esse panorama, a Primeira Semana de Práticas Alegóricas tem o imenso prazer de contar com o Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar e toda sua pesquisa em torno do Teatro Máquina. O grupo convidado compartilhará principalmente sua experiência em torno do espetáculo “A Última Invenção”, realizando uma apresentação ao vivo, exposição de máquinas, coordenação do intercâmbio, live aberta a perguntas e a exibição de uma web série. Todas as atividades estão condensadas na semana do dia 1 à 5 de dezembro de 2020.
SOBRE A I SEMANA DE PRÁTICAS ALEGÓRICAS
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
CINEMA EM CASA
JÁ DISPONÍVEL
WEBSÉRIE A ÚLTIMA INVENÇÃO - PROCESSO CRIATIVO DAS MÁQUINAS
9 EPISÓDIOS
LINK
ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO
As máquinas sempre despertaram o fascínio na humanidade e, para o grupo De Pernas pro Ar, é matéria-prima do ofício que buscam aprofundar: o "teatro máquina”, pesquisa de um teatro sem teoria, que nasce, vive e sobrevive da sua própria prática. Disponível ao público pelo YouTube, a websérie “A Última Invenção” apresenta a construção de 10 maquinarias de cena feitas com sucata e ferro-velho para transformarem-se em poesia e dramaturgia cênica.
PROGRAMACAO
1
2
3
4
5
/ DEZ
1.DEZ
14h
PROCESSOS CRIATIVOS
MÁQUINAS, ALEGORIAS E OUTRAS ENGENHOCAS [LIVE]
A live abrirá a I Semana de Práticas Alegóricas e terá a participação de Luciano Wieser (grupo de Pernas pro Ar) e da Profa. Fátima Costa de Lima (UDESC - Grupo Imagens Políticas) com o intuito de conversar sobre os processos criativos dos convidados, suas pesquisas, experimentações e criações de máquinas-engenhocas feitas para a cena, aliadas à articulação teórica do conceito de alegoria que levou à criação deste evento.
A mediação será feita por Joana K. Brandenburg (Grupo Imagens Políticas - Organização).
Plataforma: YouTube, canal do grupo De Pernas pro Ar
ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO
LINK
2.DEZ
9h30
INTERCÂMBIO
ATIVIDADE FECHADA AO PÚBLICO
MAIS INFORMACOES
20h
ESPETACULO
"A ÚLTIMA INVENÇÃO"
ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO
LINK
Um velho sem memória e onze máquinas de cena. Ele inventou algo inusitado para sua velhice, curiosas máquinas de cena, e expõe sua criação, animando cada uma, criando imagens amorosas e situações cotidianas improváveis. E assim mantém uma rotina que também traz algo a mais para a sua vida. É através deste personagem que não lembra mais das situações vividas que a narrativa se constrói. Venha conhecer a Última Invenção de Luciano Wieser... Ele mesmo costumava receber seus convidados, mas, com o passar dos anos, não recorda mais as serventias de suas invenções e prefere vagar por aí... deixando escapar memórias e vontades adormecidas. Quiçá́ as memórias evocadas por estas máquinas em vocês, não sejam as mesmas deste inventor, que já não se reconhece.
FICHA TÉCNICA
Direção e dramaturgia: coletiva.
Ator animador e Artista criador, mestre construtor das maquinarias: Luciano Wieser.
Atriz bonequeira, Produção, Figurinos e Cabelos: Raquel Durigon.
Ator animador de tecnologias digitais e robótica: Tayhú Wieser.
Audiovisual e Designer: Isadora Fantini Rigo e Tayhú Wieser.
Tutor de tecnologias digitais: Txai Wieser.
Técnico de iluminação: Guilherme Oetinger.
Colaborador de dramaturgia: Jackson Zambelli.
Música original: Jackson Zambelli e Sergio Olivê.
Diretor do Grupo: Luciano Wieser.
Realização: Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar.
Plataforma: YouTube, canal do grupo De Pernas pro Ar (40min. espetáculo + 20min. bate-papo)
16h
EXPOSICAO
"A ÚLTIMA INVENÇÃO"
ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO
LINK
As máquinas sempre despertaram o fascínio em Luciano Wieser, construtor desde menino, muito engenhoso com habilidades múltiplas, cresceu desenvolvendo engenhosas habilidades, enriquecendo a sua profissão com o universo dos ferros velhos, bricks e quinquilharias, trazendo, para o grupo De Pernas Pro Ar e para a cena, a máquina como personagem principal de suas obras teatrais. Partiu à uma apaixonante pesquisa dentro do teatro de animação, um teatro que nasce, vive e sobrevive da sua própria prática. Expôs com muita habilidade um teatro peculiar, no qual consegue extrair poesia de algo tão bruto, criando uma dramaturgia própria que parte das histórias que estes objetos trazem, suas mecânicas e funcionalidades, somadas às transformações que sofrem em suas mãos.
A partir de uma memória afetiva, ele busca pedaços de máquinas, mecanismos, engrenagens e alavancas... descartadas pela sociedade em ferros velhos, ora estragadas mas que podem ser reanimadas, manipuladas e criar ilusões. Wieser dá novas interferências estéticas, funcionais e tecnológicas, se aventura a sonhar e criar/construir novas máquinas com possibilidades de dramaturgias improváveis. É como se estas máquinas ora descartadas, ainda tivessem o que falar.
FICHA TÉCNICA:
Artista criador e mestre construtor das maquinarias: Luciano Wieser.
Produção: Raquel Durigon.
Ator animador de tecnologias digitais e robótica: Tayhú Wieser.
Audiovisual e Designer: Isadora Fantini Rigo e Tayhú Wieser.
Realização: Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar.
MÁQUINAS EXIBIDAS:
1_ Máquina de voar (Asas mecanizadas);
2_ Vestido dançante (Máquina que faz um vestido dançar);
3_ Dedalejo (Máquina musical, Realejo com “dedos” mecanizados);
4_ Máquina de sapateado (Conjunto de antigos moldes de sapatos de sapateiro que formam uma máquina musical);
5_ Máquina de lembranças (Arco vitruviano com bonecos robotizados);
6_ Máquina de recordar (Antigo Super 8 que projeta imagens de inventores antigos em uma tela);
7_ Semeadora de nada (Máquina com uma boneca que voa no espaço, semeando o nada);
8_ Ginoide Fracionada (Mulher robotizada com fala);
9_ Mão mecânica (dedos mecanizados);
10_ Víspora entre o coração e o cérebro (Jogo de bingo com um coração e um cérebro);
11_ Gato - Máquina de ronronar (gato robotizado).
5.DEZ
9h30
INTERCÂMBIO
Compartilhamento das pesquisas e criações dos participantes do intercâmbio, onde cada pessoa terá espaço para falar sobre seu processo criativo, as questões que permeiam seu trabalho, e mostrar experimentos e obras feitas a partir de seu estudo e/ou ofício. Após a finalização do evento, essas criações serão compartilhadas no site e no instagram do grupo Imagens Políticas para que o público em geral possa ter acesso e conhecer as pesquisas trazidas ao longo do intercâmbio.
ATIVIDADE FECHADA AO PÚBLICO
MAIS INFORMACOES
MOSTRA DE TRABALHO DOS PARTICIPANTES
FICHA
TECNICA
PRODUÇÃO GERAL
Yasmim Furtado (bolsista do projeto), Lucas Viapiana, Joana Kretzer Brandenburg, Emanuele Weber Mattiello, Leandro Lunelli, Stephan Baumgartel
GRUPO DE PERNAS PRO AR
Luciano Wieser, Raquel M. Durigon, Txai D. Wieser, Tayhú D. Wieser, Isadora Fantini Rigo
CONVIDADOS PARA A MESA PROCESSOS CRIATIVOS: MÁQUINAS, ALEGORIAS E OUTRAS ENGENHOCAS [LIVE DE ABERTURA]
Fátima Costa de Lima, Luciano Wieser e mediação de Joana Kretzer Brandenburg
PARTICIPANTES DO INTERCÂMBIO
será divulgada lista após seleção
EQUIPE DE CURADORIA
será divulgada lista após seleção
DIREÇÃO DE ARTE SITE E GRÁFICO
Leandro Lunelli
DESIGNER GRÁFICO
Gustavo Bieberbach Engroff
RESPONSÁVEL PELO PROJETO
Prof. Stephan Baumgartel
COORDENAÇÃO DO GRUPO IMAGENS POLÍTICAS
Prof. Stephan Baumgartel e Profa. Fátima Costa de Lima
GRUPO IMAGENS POLÍTICAS
André Carvalho, Bruno Rafael Albuquerque Melo, Camila Hager Barbosa, Carla Nagel, Emanuele Weber Mattiello, Everton Lampe, Fátima Costa de Lima, Felipe Valente, Gustavo Bieberbach, Ivan Delmanto, Joana Kretzer Brandenburg, Jussara Belchior, Lígia Marina (Juma Marruá), Lucas Dalbem, Lucas Viapiana, Mariana Corale, Mercedes Rodriguez, Nicolas Lopes, Leandro Lunelli, Paula Batista, Paula Maba, Raquel Mastei, Ricardo Goulart, Stephan Baumgartel, Tereza Franzoni, Tiago Herculano, Yasmim Furtado, além de outras pessoas que passaram pelo grupo e outras que um dia farão parte, visto que os encontros são semanais e abertos.
PROFESSOR APOIADOR DO PROJETO
Paulo Balardim - Grupo de Estudos em Teatro de Animação (GETA) - CEART - Udesc
AGRADECIMENTOS
Agradecemos as equipes do Centro de Artes/Udesc (administrativo, compras, direção, direção de extensão, PPGT, PPG, servidores terceirizados, comunicação, etc.) e equipes da PROEX e da Comunicação da Reitoria/Udesc, especialmente: Daiane Dordete, Gustavo Araújo, Ricardo Brant, Alessandro Moraes, Rodrigo Moreira, Ivan Tonon, Maria Cristina Rosa; a todes que participam ou participaram do vivo e múltiplo Grupo Imagens Políticas, semente de transformações alegóricas desde 2010; a Fátima Costa de Lima por nos desafiar a criar essa semana e a Stephan Baumgartel por abraçar esse barco; aos/as professores/as de todos os cursos do Ceart-Udesc que abraçaram esse projeto; aos participantes do intercâmbio por acreditarem na proposta; ao Grupo De Pernas Pro Ar pela generosidade, genialidade e sapiedade de sempre, que impulsionam nossos sonhos, alegorias e engenhocas; ao FITA Floripa 2019 que permitiu um encontro alegórico de artistas e grupos o que proporcionou a criação desta semana, estarmos juntos é sempre forte; a essa equipe de produção que moveu mundos e fundos para esse projeto acontecer sempre com maestria, profissionalismo e muitas figurinhas; e aos públicos que sempre estão juntos mesmo nestes tempos desafiadores. A pandemia nos puxou o tapete, mas a gente não desistiu. Acreditamos ainda mais na potência das artes, das culturas, da educação e da universidade pública e aberta para todes.
REALIZAÇÃO:
UDESC e Grupo Imagens Políticas.
A ação faz parte do projeto I Semana de Práticas Alegóricas: correspondências entre Teatro, Moda, Design, Músicas e Artes Visuais contemplado no edital Campus da Cultura 2019 promovido pela PROEX/UDESC.